
Jovens com depressão são mais afetados por críticas dos pais e menos incentivados por elogios, comparados com jovens que não têm depressão.
-A equipe de pesquisa, liderada por Lisanne van Houtum na Universidade de Leiden, na Holanda, estudou as reações emocionais e cerebrais de adolescentes com e sem depressão ao receberem feedback positivo e negativo dos pais.
– Exames de ressonância magnética mostraram que os adolescentes com depressão tinham maior atividade cerebral em áreas ligadas à gestão do humor quando recebiam críticas.
Um estudo recente mostrou que os adolescentes que sofrem de depressão reagem de maneira diferente às palavras dos pais, comparados com os que não têm depressão. A pesquisa, feita na Universidade de Leiden, usou uma técnica chamada ressonância magnética para ver como o cérebro dos adolescentes reagia a diferentes tipos de comentários dos pais, sejam eles positivos ou negativos. Descobriu-se que os adolescentes com depressão tendem a focar mais nas críticas, o que pode ser visto através da maior atividade em certas áreas do cérebro. A líder da pesquisa, Lisanne van Houtum, acredita que ajudar os pais a reconhecer e valorizar as qualidades dos filhos pode ser uma maneira de melhorar o humor dos adolescentes depressivos.
Os adolescentes que sofrem de depressão geralmente têm uma visão mais negativa de si mesmos, e isso foi evidenciado pela forma como avaliaram as palavras de feedback dos pais durante o estudo. Eles tendiam a concordar mais com as críticas e menos com os elogios, comparados aos adolescentes sem depressão. Além disso, mesmo quando as críticas estavam alinhadas com a forma como viam a si mesmos, isso não melhorava seu humor tanto quanto acontecia com os adolescentes saudáveis. O estudo sugere que entender melhor como os adolescentes veem a si mesmos pode ajudar os pais a comunicar-se de forma mais eficaz com eles, especialmente se estiverem passando por depressão.
O estudo foi conduzido por Lisanne A.E.M. van Houtum, juntamente com Mirjam C.M. Wever, Charlotte C. van Schie, Loes H.C. Janssen, Wilma G.M. Wentholt, Marieke S. Tollenaar, Geert-Jan Will, e Bernet M. Elzinga.
– Link original: https://www.psypost.org/2023/09/criticism-from-parents-can-have-a-bigger-impact-on-depressed-adolescents-than-praise-neuroimaging-study-finds-183606
-Imagem retirada de: https://www.standardmedia.co.ke/evewoman/parenting/article/2001462563/how-to-reconnect-with-your-teenager