Estudo Revela: Críticas dos Pais Afetam Mais os Adolescentes Depressivos do que Elogios

Jovens com depressão são mais afetados por críticas dos pais e menos incentivados por elogios, comparados com jovens que não têm depressão.

-A equipe de pesquisa, liderada por Lisanne van Houtum na Universidade de Leiden, na Holanda, estudou as reações emocionais e cerebrais de adolescentes com e sem depressão ao receberem feedback positivo e negativo dos pais.

– Exames de ressonância magnética mostraram que os adolescentes com depressão tinham maior atividade cerebral em áreas ligadas à gestão do humor quando recebiam críticas.

Um estudo recente mostrou que os adolescentes que sofrem de depressão reagem de maneira diferente às palavras dos pais, comparados com os que não têm depressão. A pesquisa, feita na Universidade de Leiden, usou uma técnica chamada ressonância magnética para ver como o cérebro dos adolescentes reagia a diferentes tipos de comentários dos pais, sejam eles positivos ou negativos. Descobriu-se que os adolescentes com depressão tendem a focar mais nas críticas, o que pode ser visto através da maior atividade em certas áreas do cérebro. A líder da pesquisa, Lisanne van Houtum, acredita que ajudar os pais a reconhecer e valorizar as qualidades dos filhos pode ser uma maneira de melhorar o humor dos adolescentes depressivos.

Os adolescentes que sofrem de depressão geralmente têm uma visão mais negativa de si mesmos, e isso foi evidenciado pela forma como avaliaram as palavras de feedback dos pais durante o estudo. Eles tendiam a concordar mais com as críticas e menos com os elogios, comparados aos adolescentes sem depressão. Além disso, mesmo quando as críticas estavam alinhadas com a forma como viam a si mesmos, isso não melhorava seu humor tanto quanto acontecia com os adolescentes saudáveis. O estudo sugere que entender melhor como os adolescentes veem a si mesmos pode ajudar os pais a comunicar-se de forma mais eficaz com eles, especialmente se estiverem passando por depressão.

O estudo foi conduzido por Lisanne A.E.M. van Houtum, juntamente com Mirjam C.M. Wever, Charlotte C. van Schie, Loes H.C. Janssen, Wilma G.M. Wentholt, Marieke S. Tollenaar, Geert-Jan Will, e Bernet M. Elzinga.

– Link original: https://www.psypost.org/2023/09/criticism-from-parents-can-have-a-bigger-impact-on-depressed-adolescents-than-praise-neuroimaging-study-finds-183606

-Imagem retirada de: https://www.standardmedia.co.ke/evewoman/parenting/article/2001462563/how-to-reconnect-with-your-teenager

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top

🌼 Junte-se à rede de voluntários da Florescer

🌟 Torne-se uma Luz na Jornada de Alguém - e na Sua! 🌟

Está à procura de uma oportunidade para fazer a diferença? Para se conectar com outros jovens e ajudar a iluminar o futuro da saúde mental em Moçambique?

Procuramos por você, se:

  • É cidadão moçambicano.
  • Tem mais de 18 anos.
  • Concluiu o ensino superior, técnico profissional  ou está no último ano.
  • Está disponível para se envolver pelo menos 2h por semana (presencial ou online).

🌼 Junte-se à rede de voluntários da Florescer - Associação para Saúde Mental Infanto-Juvenil! 🌼

Quem Somos:

A Florescer não é apenas uma associação, é uma voz para a juventude moçambicana. Acreditamos que a saúde mental da nossa juventude é fundamental e inalienável. Infelizmente, muitos jovens em Moçambique enfrentam adversidades desproporcionais desde cedo, seja devido ao local de nascimento, pobreza, trabalho infantil, acesso limitado à educação, estigma ou exposição a variadas formas de violência.

Embora existam esforços significativos por parte do governo, ONG e parceiros nacionais e internacionais, acreditamos que muito ainda precisa ser feito. A Florescer está empenhada em fazer a sua parte, contribuindo para o renascimento mental da juventude moçambicana. Estamos comprometidos em criar uma rede robusta de apoio à saúde mental que nutra todos os aspectos das vidas dos adolescentes e jovens, com a ajuda de nossos dedicados voluntários e parceiros estratégicos.

Nosso sonho é um Moçambique onde cada jovem tenha a oportunidade de explorar o seu potencial ao máximo, livre de qualquer desafio de saúde mental, onde o estigma e a violência psicológica não tenham espaço, e onde a juventude esteja equipada não apenas para Florescer, mas também para contribuir ativamente para o desenvolvimento sustentável da nação.

"Ao iluminar o caminho de outra pessoa, também iluminamos o nosso próprio." Florescer